Portal Escritores Vozes

O Autor

Este é seu canal de aproximação com os Autores da sua preferência. Faça uma busca utilizando o campo abaixo ou procure na listagem abaixo.

Biografia

Amós Coêlho da Silva

Titulação:

Doutor em Letras Clássicas – Língua e Literatura Latina (UFRJ)

Pesquisa atual:

ANTIGUIDADE CLÁSSICA E MODERNIDADE: IMANÊNCIAS

Linha de pesquisa: Literatura Clássica e sua Interface com a Modernidade e Literatura: Teoria e História (8.02.03.00-0 –Línguas Clássicas; 8.02.09.00-9 – Literaturas Clássicas; 8.02.10.00-7 – Literatura Comparada)

Descrição:

Exame etimológico do nome, interpretando ecos clássicos: Homero, Ilíada e Odisséia, também pontuando elementos do teatro grego  e lirismo Greco-romano; Vergílio, Eneida, ainda de Luís V. de Camões, Os Lusíadas, nos brasileiros como José de Alencar, Castro Alves, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, e Graciliano Ramos.

Palavras-chave:

mito; etimologia; tradição Poética e Inovação Poética.

 

Outros temas de Pesquisa anteriores e/ou concomitantes:

TRADIÇÃO CLÁSSICA DA SÁTIRA NA LITERATURA BRASILEIRA: QUEM RI CONSENTE?

A particularidade humana de rir e de participar da sátira como arte literária. Para Aristóteles (384–322 a.C.), o riso é apanágio do homem. Os gregos antropomorfizaram o sarcasmo, o deus do riso, Momo. O nome latino Satura como uma representação dramática, uma antiga forma dos cantos fesceninos, fazendo nascer em Roma o estilo satírico com dupla perspectiva: a sátira moderna de Horácio e a sátira menipéia de Varrão.

Palavras-chave: sátira; sátira menipéia; ironia; paródia; carnavalização; melancolia.

Literatura Clássica e sua Interface com a Modernidade. Teoria e História da Literatura, Literatura brasileira do século XIX, Machado de Assis, Lima Barreto.

3 Publicações mais relevantes:

ï‚·   Um Estudo Comparativo de: Olmar Guterres da Silveira, Apocoloquintose, de Sêneca (Org.)Rio de Janeiro: Caetés, 2010.

ï‚·    Quem ri consente? (artigo como apontamento sobre o estilo satírico e a questão do riso). In: Um Estudo Comparativo... de Sêneca. Rio de Janeiro: Caetés, 2010 (p. 19 – 42) 

 ï‚·   A Pertinência do Latim na Educação.  In: As Bordas da Linguagem. (Eliane M Silveira, Org.) Uberlândia: EDUFU, 2011 (p. 283 – 303).      

 ï‚·      Dicionário latino-português, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

 ï‚·      Ars Latina (Org.),  Rio de Janeiro: Vozes, 2012.   

 ï‚·       A Linha e o Corte: Tensões e Transformações na Antiguidade Clássica e na Cultura Oriental. (Org.) Rio de Janeiro, Metáfora: 2013.

ï‚·       Idade de Ferro. In: A Linha e o Corte ...Oriental. Rio de Janeiro, Metáfora: 2013.

 


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5108687360273549

Contato

Entre em contato com o escritor através do formulário abaixo.
Nome:
E-mail:
Estado:
Cidade:
Mensagem:
Todos os livros no Escritores & Leitores são de responsabilidade editorial e legal dos usuários que os publicaram, sendo o papel do site exclusivamente de permitir a publicação dos mesmos
Copyright ® Escritores & Leitores - 2014
+55 53 9952.5859
+55 53 8138.1819
Design: Soma - Arquitetura e Design | Desenvolvimento: Lotus