Portal Escritores Vozes

Publicação

Neste espaço você irá encontrar todas as publicações de nossos Autores.

Publicações em Destaque

Capa - Trabalho Docente

absenteísmo e presenteísmo

Autor(a): Adailton Altoé

O presente trabalho teve como objeto de pesquisa o trabalho docente: absenteísmo e presenteísmo e como objetivo geral a análise das políticas institucionais e das condições salariais e de intensificação do trabalho dos professores de uma escola particular confessional, seus desdobramentos, consubstanciados no absenteísmo e no presenteísmo docentes e suas consequências no âmbito da instituição pesquisada e nas vidas profissional e pessoal dos docentes. Como objetivos específicos, foram formulados: analisar as concepções de educação, trabalho, trabalho docente, relações de trabalho, absenteísmo e presenteísmo; contextualizar, historicamente, o trabalho docente; verificar as condições salariais e as relações de trabalho ofertadas pela instituição, lócus da pesquisa; identificar e analisar o absenteísmo e o presenteísmo dos professores na referida instituição e avaliar as consequências pessoais, sociais, profissionais e institucionais causadas por esses fatores.
O trabalho foi organizado em cinco capítulos. O primeiro se constitui de uma introdução cujo objetivo é explicar e contextualizar a pesquisa realizada, sobretudo, seus objetivos e metodologia aplicada. O segundo capítulo, primeiramente, conceitua a categoria trabalho e realiza sua fundamentação histórico-ontológica; em seguida, apresenta uma análise da relação trabalho e educação e, por fim, procede-se à uma síntese das políticas institucionais e de seus desdobramentos sobre o trabalho docente na atualidade. No terceiro capítulo, adentra-se na especificidade da investigação realizada, conceituando e analisando as duas faces que o exercício do trabalho docente apresenta: o absenteísmo e o presenteísmo. Em princípio, é apresentada uma visão de cunho empresarial/organizacional referente à gestão de pessoas, frente ao absenteísmo e ao presenteísmo, inclusive, apresentando perspectivas frente a esses “fenômenos”, particularmente, através da abordagem sobre o capital espiritual, em contraposição ao capital material e financeiro. Posteriormente, são apresentados os impactos do absenteísmo e do presenteísmo no trabalho docente e na gestão administrativa e pedagógica da instituição escolar. No quarto capítulo, apresenta-se a pesquisa realizada na escola SAC. Primeiramente, apresenta-se o “rosto” da instituição pesquisada, descrevendo, em seguida, o perfil dos sujeitos que responderam ao questionário. Posteriormente, são evidenciados os dados coletados pelas entrevistas feitas com os professores e gestores. Na análise dos dados coletados pelas entrevistas, foram identificadas as seguintes categorias: a) trabalho, educação e docência: concepções e sentidos; b) percepção dos professores e gestores sobre o ambiente escolar e as interações de trabalho; c) absenteísmo e presenteísmo na escola SAC; d) percepção dos entrevistados sobre o absenteísmo docente; e) prevenção e expectativas de vida, saúde e trabalho. Finalmente, no último capítulo, tecem-se algumas considerações finais.


Gênero: Educação
Editora: Novas Edições Acadêmicas
Ano do lançamento: 2015
Todos os livros no Escritores & Leitores são de responsabilidade editorial e legal dos usuários que os publicaram, sendo o papel do site exclusivamente de permitir a publicação dos mesmos
Copyright ® Escritores & Leitores - 2014
+55 53 9952.5859
+55 53 8138.1819
Design: Soma - Arquitetura e Design | Desenvolvimento: Lotus